30/06/2013

Vélez vence Newell's , e conquista Superfinal do Argentino e garante vaga na Libertadores 2014

O Vélez Sarsfield é o Supercampeão argentino de 2013. Na noite deste sábado, o campeão do Torneio Inicial derrotou o Newell's Old Boys, vencedor do Torneio final, pelo placar de 1 a 0, em Mendoza, e conquistou o troféu que encerra a temporada dos campeonatos do país. O gol assinalado pelo centroavante Lucas Pratto, além de sentenciar mais uma conquista, garantiu para o clube a classificação à próxima edição da Copa Libertadores da América.
Além da vaga à principal competição do continente sul-americano, o Vélez Sarsfield se classificou para a Copa Sul-Americana deste ano - encara na fase nacional o San Lorenzo. A equipe de Ricardo Gareca também jogará a Supercopa da Argentina contra o campeão da Copa do país - o torneio se encontra na fase oitavas de final.
Enquanto o Vélez já comemora um lugar na próxima Libertadores, o Newell's volta a se concentrar na atual edição. Na próxima quarta-feira, a equipe rubro-negra terá pela frente o Atlético-MG, em Rosário, no primeiro duelo válido pelas semifinais. O jogo da volta está marcado para o dia 10, em Belo Horizonte.
A maior necessidade de vitória, em virtude do regulamento, obrigou o Vélez a buscar mais o jogo no início da decisão. O posicionamento mais avançado da equipe de Buenos Aires rapidamente se transformou em gol. Logo aos 9min, Lucas Pratto recebeu cruzamento dentro da área, cortou para o pé esquerdo e arrematou forte para abrir o marcador em Mendoza.
O tento logo nos primeiros minutos obrigou o Newell's a apertar o ritmo e variar o ataque a fim de surpreender o sistema defensivo rival. Aos 28, a chance do empate apareceu. Maxi Rodríguez foi derrubado por Cubero dentro da área. A arbitragem assinalou o pênalti e ainda mostrou o segundo amarelo ao defensor. Na cobrança, entretanto, o artilheiro Ignacio Scocco parou na boa defesa do goleiro Sosa.
A desvantagem tornou o Newell's ainda mais ofensivo na etapa complementar. Mais versátil no ataque, a equipe de Rosário se manteve praticamente todo o tempo no campo do Vélez. Entretanto, a falta de pontaria atrapalhou. Victor Figueroa, por exemplo, desperdiçou pelo menos duas oportunidades para igualar o marcador e forçar a prorrogação.
Pressionado pelo rubro-negro, o Vélez se fechou a partir de sua intermediária. Contando com a sorte e também com boa atuação do goleiro Sosa, a equipe de Buenos Aires aguentou o ritmo do adversário e segurou o resultado, a vitória e a classificação para a próxima edição da Libertadores . 

Nenhum comentário:

Postar um comentário