18/08/2014

Pitacos boleiros do final de semana

Bom dia a todos, hoje vamos de tópicos:

i) Assisti a 3 partidas do Brasileirão neste final de semana, e o que percebi em comum nestes 3 jogos foi a ausência de qualidade técnica que infelizmente acomete nosso futebol. Jogos fracos em criatividade, priorizando a marcação e com jogadores chateando o tempo todo os árbitros que, naturalmente, já são ruins;

ii) No sábado o Corinthians apresentou futebol lastimável, principalmente seus meias que não criaram sequer uma jogada ofensiva para que os atacantes aproveitassem. Jadson parece que esqueceu de jogar bola, retomando a modorra que o acompanhou no São Paulo. Guerrero mais uma vez foi o único a se salvar na parte ofensiva, lutando muito e saindo da área para armar, sendo dele o belo cruzamento que resultou no gol de Gil, outro destaque corintiano (pra variar). O peruano, convocado pra sua seleção, desfalcará a equipe em provavelmente 2 jogos, sendo certo que fará falta brutal ao time, pois, repita-se, é o melhor jogador do meio pra frente. O empate contra o Bahia por 1x1 foi péssimo resultado, e evidencia oscilação que custará caro ao final do certame. O atacante Nilmar, recém desligado do mundo árabe onde jogava, é um reforço que, na minha opinião, tem de ser contratado urgentemente, pois sem ele, e com os estrangeiros sendo convocados por suas seleções (Guerrero, Lodeiro e provavelmente Romero), o Corinthians não brigará pelo título nacional.

iii) O São Paulo venceu o Palmeiras ontem no Pacaembu, 2x1, com gol inesperado de Kardec no final da partida, circunstância que deixou a centenária equipe palestrina na zona da degola, valendo frisar que o Palmeiras retornou neste ano à Série A, e novamente convive com o fantasma do descenso, circunstância que não combina com a grandeza do Verdão. Outro que não combina com a grandeza alviverde é o centroavante Henrique, autor do gol de pênalti, mas que, afora isto, não fez absolutamente nada, e ainda por cima perdeu gol feito antes do desempate tricolor. Repito que Henrique não seria titular em nenhuma outra equipe de Série A, e com dificuldade jogaria a Série B. Gareca balança no cargo, e creio que pessoalmente ele não imaginava a fragilidade da equipe quando aceitou assumi-la. Me parece que o treineiro argentino se arrependeu da decisão, e até por isso já fala em se demitir, caso o time não reencontre o caminho das vitórias. O sinal de alerta no Pq. Antárctica é vermelhíssimo.

iv) Do lado tricolor, apesar da vitória, não há muito o que se comemorar, pois o time jogou mal, foi envolvido pelo rival na segunda etapa, e só venceu por que conta com talentos individuais de boa qualidade no sistema ofensivo. Com efeito, é diferente você possuir Pato, Kaká e Kardec, do que Henrique, Mouche e Felipe Menezes. O gol de Kardec evidencia o quão oportunista o atacante é, e a falta que ele faz  ao ex-time. Paulo Nobre errou feio ao não renovar o seu contrato. Ontem eu gostei da atuação do volante Denílson, um leão em campo (apesar da fragilidade com a bola no pé), e também de Pato, sempre perigoso quando acionado (já era hora dele aparecer). Boa vitória tricolor, que encosta no chamado G4.

v) Por fim, o Peixe apanhou do líder Cruzeiro fora de casa por 3x0, resultado que não representou o que foi a partida, pois o Santos, em boa parte do tempo, manteve o duelo equilibrado. O Cruzeiro hoje possui o melhor time do campeonato, com mais opções no banco, bom poderio ofensivo, e elenco entrosado e nas mãos se seu treinador, o competente Marcelo Oliveira. Já o time paulista, que ainda se reforça no meio do certame, tem potencial pra melhorar, principalmente quanto tiver de volta o jovem talento Gabriel, atualmente defendendo o Brasil sub-20.

Enfim, o Cruzeiro desponta rumo ao bi, seguido pelo Inter, o eterno favorito, mas que quase sempre morre na praia. Valdivia, pra variar, saiu do jogo precocemente, deixando seu time na mão, após férias na Disney. Algumas coisas nunca mudam.

Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário