06/05/2014

Sobra correria e falta categoria no Brasileirão/2014

Bom dia a todos, finalizada a terceira rodada do Brasileirão/2014, o que se pode constatar até agora, a exemplo do ano passado, é o baixo nível técnico das equipes participantes, que parecem treinar índices de velocidade dos atletas, ao invés de aprimorar a técnica que evidentemente está em baixa.

O melhor exemplo disso é o líder Corinthians, com parco futebol, principalmente ofensivamente, sendo que o último jogo contra a fraca Chapecoense foi duro de assistir, com raras jogadas criadas, e com o único gol sendo fruto dum chute errado de Jadson, onde a bola acabou sobrando para o peruano Guerrero marcar. O Corinthians está longe de ser apontado como favorito, assim como qualquer outra equipe da Série A, pois quase todas estão niveladas por baixo. Ainda sobre o Corinthians, ao que parece, Mano Menezes re-acertou o sistema defensivo, com boas atuações do miolo de zaga, auxiliado pela volta do lateral Fábio Santos, bem melhor do que Uendel. O ponto fraco é o lateral direito Fagner, fraquíssimo pra defender, e muito inconstante no apoio, que dizem ser seu ponto forte.

No Palmeiras, com duas derrotas em 3 partidas, a situação volta a estar periclitante, com possibilidade iminente de demissão do técnico Gilson Kleina, que realmente parece perdido principalmente na leitura do jogo. O elenco está fraco e precisa de reforços, pois Marcelo Oliveira, Josimar, Wendell, Erguren, Serginho, dentre outros, não reúnem condições de envergar a histórica camisa palestrina. A derrota para o Flamengo por 4x2 evidenciou a fragilidade da equipe, pois o rival não havia anotado nenhum gol no certame, porém, contra o Palmeiras, aplicou uma goleada. Do lado Rubro-Negro, que conta com o funcional goleador Alecssandro (deu sopa pra várias equipes paulistas que bobearam em não contratá-lo), gostei da mexida do técnico Jayme no intervalo que, ao colocar o argentino Mugni, ganhou o meio-campo e alterou o rumo da partida, pois no primeiro tempo o time paulistano foi superior. Ambas as equipes precisam melhorar demais para almejar maiores pretensões no longo campeonato.

São Paulo e Santos empataram suas partidas, e também demonstram fragilidades que, se não aperfeiçoadas, evitarão sucesso no certame. O São Paulo ainda poderá contar com Alan Kardec que aumentará as opções ofensivas de Muricy Ramalho. O grande problema do Tricolor são os volantes, fracos na saída de jogo e inconstantes para marcar. Do lado peixeiro, ao que parece, os jovens talentos não reúnem a qualidade das gerações douradas de outrora, principalmente os zagueiros que estão dando calafrios na torcida. Bruno Uvini estreará e poderá arrumar o setor. Damião e Cícero não iniciaram bem o Brasileirão, porém, ainda poderão melhorar, sendo que para o Peixe um meia esquerda de qualidade cairia como uma luva na equipe, que ainda ressente a saída do argentino Montillo.

Amanhã Felipão convocará a seleção brasileira para a Copa do Mundo. A lista já está praticamente fechada com poucas dúvidas, como por exemplo, o terceiro goleiro e um dos zagueiros suplentes. Se fosse Felipão, como arqueiros levaria Fábio, Victor e Jefferson. Na zaga, ficaria com os já convocados Thiago Silva, Davi Luis e Dante, porém, levaria o Miranda do Atlético Madrid, em ótima fase, e acostumado a marcar os grandes atacantes que atuam na Europa. O sinal de alerta fica com a má fase de alguns dos atletas que certamente estarão na lista de amanhã, como por exemplo, Daniel Alves, Paulinho, Oscar e Marcelo, além da incerteza acerca das condições do arqueiro Julio César, que atua na inexpressiva liga norte-americana. Veremos o que nos espera.

Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário