12/04/2014

O futuro do Pacaembu

O Paulo Machado de Carvalho, mais conhecido como Pacaembu pode ser esquecido no tempo a partir de 2015 porque os clubes que mandam jogos nele atualmente, Corinthians e Palmeiras vão começar a utilizar suas modernas Arenas com isso um dos passaportes da capital paulista vai ficar sem receber grandes partidas de futebol . Em 73 anos de história o Pacaembu recebeu 6 jogos da Copa do Mundo de 1950, além de épicas lutas de boxe e grandes shows e até uma missa do papa Bento XVI, mas isso tudo pode ficar esquecido se a prefeitura de São Paulo não tomar uma atitude a respeito do Estádio que tem capacidade para 40.168 mil pessoas e já viu vários títulos de times paulistas .

No momento a ideia da prefeitura é integrar o Estádio para uma empresa privada, como acontece com o Maracanã, assim pode trazer mais lucros . Em um local muito valorizado na capital, o Pacaembu não pode receber mais shows desde 2004, após a Justiça determinar, por que um grupo de moradores alegou que os shows musicais causam uma série de distúrbios na região, então só pode ter eventos esportivos . Se fala em uma alternativa para lucrar com o palco, o UFC, mas só ia ter no máximo dois eventos da luta nele . E para o futebol vai continuar tendo a final da Copa São Paulo de Futebol Júnior e alguns jogos do Santos, que utiliza o Estádio pelo menos uma vez por mês com o objetivo de atrair o seu público da capital .

O Pacaembu custa mensalmente cerca de 400.000 reais. Com os alugueis para os clubes, o estádio arrecada de 190.000 a 540.000 reais, além de atrair muitos visitantes no belo Museu do Futebol que ele tem, e ainda tem um clube com piscina, quadra de tênis, academia e ginásio de esportes que são usados por cerca de 36 mil pessoas mensalmente. Em 2007, quando foi anunciado que o Brasil iria sediar a Copa do Mundo de 2014 o Paulo Machado de Carvalho foi cogitado juntamente com o Morumbi para ser o palco da abertura do o maior torneio do Mundo, mas a FIFA e o governo paulista decidiram que era necessário construir uma nova arena então surgiu o projeto da Arena Corinthians, que está sendo feito com dinheiro da iniciativa privada, mas com vários incentivos tributários e empréstimos públicos.

Por : Guedson Guedes

Nenhum comentário:

Postar um comentário