A copa do Mundo da Suíça, que foi realizada em 1954, não é uma das copas mais lembradas de todos os tempos, por vários motivos: Não se destacou um grande jogador no mundo e o clima na Europa não foi um grande aliado à realização do esporte.
Tínhamos na época, uma grande seleção, que, se fosse campeã mundial, teria mudado sua história certamente, a Hungria, de grandes jogadores da época como: Puskas, Kocsis dois grande ponteiros, Grocsis um grande goleiro e o centroavante Hidegkuti, e o também devemos destacar o comandante deste time Gusztav Sebes que revolucionou o sistema tático da época, o W M, sistema que o arsenal de 30 criou e fez história. Sebes mudou o sistema para W W, onde o centroavante saia da sua posição original, centralizado no ataque entre os dois ponteiros, e iria buscar a bola e aramar o ataque como homem surpresa, e com isso, mudando o desenho tático de sua equipe, com grandes jogadores, fez ótima campanha na copa da Suíça e se tornou a grande sensação daquela competição. Outra inovação tática foi o recuo de um dos volantes, fazendo com que se cria-se a função de quarto-zagueiro e assim surpreendendo o mundo com tais inovações dentro de campo.
A Hungria, que até então, deu surra em todo Mundo dentro de campo, até mesmo na tradicional e temida Alemanha, seguia como virtual campeão, mas, em um grande jogo na semi-final, contra o Uruguai, o desgaste foi imenso e na grande final pegou novamente a Alemanha que já vacinada por uma grande derrota na fase de classificação para essa mesma Hungria, jogou muito na Final e com um campo pesado e com a grande participação do Sr.Adolf Dassler, fundador da Adidas, que para a final criou chuteiras especiais, com travas removíveis, surpreendeu os favoritos e chegou a conquista de seu primeiro título Mundial.
Nem sempre o título de uma seleção demostra a importância e relevância que esse País trouxe para o futebol Mundial, a Hungria é uma dessas seleções. As inovações táticas trazidas pelo treinador da Hungria e a variação de esquema do WM para WW foi muito importante para o início do esquema 4-4-2 e para o embrião do Carrossel Holandês.
Nenhum comentário:
Postar um comentário