29/01/2018

Sem titulares, sem festa!


Na tarde chuvosa e de calor do último domingo, o Grêmio enfrentou o São José no estádio Passo D’areia, zona norte de Porto Alegre com o time de transição e foi derrotado pela terceira vez seguida no campeonato, com mais esta derrota diante do São José, o tabu aumenta, já que desde 2013, os tricolores não vencem o Zequinha.

Técnico gremista durante a partida válida pela quarta rodada. Foto: Roberto Vinícius/ Futura Press

Com o chamado time de transição, mistura de jogadores sub-23 e profissionais, o tricolor gaúcho fracassou mais uma vez, o que rendeu críticas do veterano Leo Moura “Não é normal o Grêmio ficar nessa posição. Mesmo que seja uma equipe de transição, a responsabilidade precisa ser a mesma, eles estão com a camisa do Grêmio. Treinaram, tiveram tempo para se preparar, cada um tem que assumir a responsabilidade.” Comentou o lateral em entrevista coletiva.


Durante o primeiro tempo, um jogo morno, equilibrado, mas as melhores chances foram dos visitantes que pecaram nas finalizações das jogadas. Os lances mais claros do time gremista foram com Lima, aos 27 minutos, que após cruzamento rasteiro de Madson, domina e chuta à meia altura, direto nas mãos do goleiro Fábio. Dois minutos depois, aos 29, um susto para o goleiro gremista, após cobrança de escanteio de Marcel pela esquerda, o zagueiro Bruno Jesus, de calcanhar joga no canto baixo de Bruno Grassi que defende o que seria a única chance do Zequinha na primeira etapa. No contra-ataque gremista, Bruno Grassi lança Pepê que divide com o goleiro Fábio, na intermediária, puxa para a perna esquerda e de fora da área tenta jogar para o gol, mas para no defensor Bruno Goiano.


Já na segunda etapa, o temporal que chaga na capital dos gaúchos, traz consigo o ânimo dos jogadores da casa, que aos 19 minutos Kelvin recebe um bom passe dentro da área, chuta cruzado e forte para acertar o travessão da meta tricolor. A próxima grande chance do Zeca só chegaria aos 30 minutos e esta não passaria em branco, em cobrança de falta da meia lua da grande área, Everton Alemão chuta forte e rasteiro, conta com desvio na marcação e mata o Goleiro Bruno Grassi, chega ao seu quarto gol no campeonato e se junta ao atacante Guilherme Queiroz, do Juventude, na artilharia da competição. São José 1 x 0 Grêmio. Mas o time do Passo D’areia não se contentou com o placar momentâneo e pouco tempo depois, aos 34, o zagueiro Sandro Goiano, que tinha salvado um gol gremista no primeiro tempo, fecha o placar para os mandantes, 2 x 0 e vai para casa com a vitória e prêmio de melhor jogador em campo.

Jogadores do São José comemorando o segundo gol diante do Grêmio. Foto: Divulgação São José

O segundo tempo evidenciou alguns problemas do time do Grêmio, como a bola aérea, que já tinha levado perigo no primeiro tempo e voltou a complicar a vida gremista, o segundo gol do São José vem depois de uma cobrança de escanteio mal afastada pela zaga tricolor. No campeonato, dos 11 gols sofridos, quatro foram de bolas cruzadas pelo alto, um índice de cerca de 36%, se contarmos os gols que surgiram após bolas mal afastadas de cruzamentos, são seis gols e o indicador sobe para 54%.


Outro problema da defesa gremista são as bolas desviadas, o time do Grêmio sofreu três gols desse tipo, com a bola batendo em algum defensor e tirando o goleiro da jogada. No jogo do fim de semana não foi diferente, o primeiro gol do Zeca saiu desse jeito e Everton Alemão, que marcou o tento foi instruído a bater forte e rasteiro para que tivesse a chance da bola desviar.


O lateral Madson classificou como vergonhosa a fase do time “Situação melancólica, é vergonhoso. Um time tricampeão da América não pode perder três jogos seguidos, independentemente do time. A rapaziada (do elenco principal) vai ter situação difícil, mas tenho certeza que o Renato vai sacudir a poeira.” Disse o jogador gremista.

Jogadores gremistas reunidos antes da partida. Foto: Lucas Uebel/ Grêmio

Com o final da rodada, a vida dos dois times no campeonato gaúcho é bem diferente, o Grêmio amarga a 11ª posição, uma acima do lanterna e atual campeão, Novo Hamburgo, com um ponto conquistado e conta com a pior defesa até agora, 11 gols sofridos. Já o São José se encontra em quarto lugar, com nove pontos está empatado na pontuação com o Internacional, terceiro colocado, porém o colorado leva vantagem no saldo de gols, 6 x 2.


Os gremistas voltam a campo no próximo sábado, dias três de fevereiro, na Arena e enfrentam o Cruzeiro-RS. E o Zeca vai à Serra Gaúcha, no domingo dia quatro, enfrentar o Caxias no Estádio Centenário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário