21/07/2014

Brasileirão modorrento no pós Copa

Bom dia a todos, triste assistir as partidas do reinício do Brasileirão, pós Copa do Mundo, onde diversos jogos foram extraordinários, circunstância que evidencia o atual atraso (técnico, tático e físico) do futebol brasileiro.

O Campeonato atualmente tem o Cruzeiro como líder com 25 pontos, porém, ontem contra o Palmeiras, o líder teve um segundo tempo sofrível, e quase sofreu o empate após estar vencendo por 2x0, placar construído no primeiro tempo. Mesmo assim, o time mineiro é o melhor do campeonato, pois manteve a base campeã do ano passado, destacando-se Fábio, Everton Ribeiro e Ricardo Goulart. O técnico também é o mesmo, o que confere ao time azul favoritismo ao bicampeonato. Já o Palmeiras mais uma vez lutará para não cair, pois o elenco é fraco e limitado, e o treinador, argentino, ainda precisará de tempo para adaptação. O Palmeiras mantém em seu elenco uma penca de jogadores que não merecem vestir o manto esmeraldino, como por exemplo, Marcelo Oliveira, Josimar, Wendel, Felipe Menezes, Henrique, Eguren, etc...

O São Paulo, sexto colocado e autor de boas contratações durante o recesso da Copa, conseguiu a proeza de, em casa, perder para o fraquíssimo Chapecoense, circunstância que evidencia a instabilidade da equipe, e as dificuldades que Muricy terá para padronizar o time. Sábado foram 43 mil tricolores no Morumbi, demonstrando que a torcida está disposta a fazer sua parte, porém, o elenco precisa ajudar, principalmente medalhões como Ganso e Pato, que sinceramente não dá pra entender o porquê oscilam tanto. O São Paulo se movimentou para reforçar o elenco, porém, deixou de observar um de seus pontos fracos, como a dupla de volantes, limitada e sem saída de jogo, o que sobrecarrega Ganso como único armador. Bem marcado, o meia praticamente não produz, além de pecar também em não arriscar chutes de média distância, pois tem qualidade para isso.

Por fim, o vice -lider Corinthians ainda não empolgou ninguém no certame e, ontem, mais uma vez, repetiu a incrível tática de não ousar fora de casa. Se empatar, tá bom demais. Essa conduta certamente não levará a equipe ao título, pois para ser campeão em pontos corridos não basta vencer somente em casa, sendo importantíssimas as vitórias em terreno alheio. A exemplo do São Paulo, o Corinthians também se reforçou com qualidade no recesso da Copa e, na minha opinião, contratou para as posições onde era mais carente (Anderson Martins e Romero são exemplos disto). Porém, falta ousadia ao time, principalmente fora de casa, além de evitar a habitual retranca como mandante, após sair na frente no placar. Culpa do técnico Mano Menezes, que precisa urgentemente rever seus conceitos.

O futebol brasileiro anda mal das pernas, o que se evidencia não só pelo malogro de nossa seleção, mas também pela má qualidade do Brasileirão e ausência de ousadia ofensiva. Os melhores atletas do campeonato até agora são argentinos (Conca e D'Alessandro, que inclusive poderiam ter ajudado a Argentina na Copa do Mundo). O pior é que a cúpula da CBF não foi alterada, e o novo técnico, ao que tudo indica, será Dunga novamente, que sequer passou das oitavas de final na Copa de 2010, e fez trabalho pífio no Inter anos atrás. Dunga simplesmente não tem um trabalho sólido até hoje no mundo da bola como treineiro. O futuro, portanto, não é nada animador.

Abraços!    

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário