29/04/2014

Palpites e pitacos (de Kardec a Dani Alves)

Bom dia. Hoje iniciam as semifinais da Liga dos Campeões, sendo estes meus palpites percentuais:

i) Bayern 50% x 50% Real Madrid
O belo resultado conquistado pelos Merengues em casa, onde não tomaram gols, equilibra o duelo onde antes os alemães eram favoritos por possuírem a melhor equipe da atualidade. O Real, bem armado por Ancelotti, apostará nos contra-ataques com Cristiano Ronaldo e Bale, ótima dupla ofensiva. Ao Bayern caberá apostar em melhores atuações de Ribery e Robben, a fim de furar a defesa madrilenha, muito sólida e consciente. 

ii) Chelsea 45% x 55% Atlético Madrid
Mesmo após arrancar empate por 0x0 no Vicente Calderon, a ausência de gols fora fragiliza o resultado no que tange os londrinos que, se bobearem na defesa, dificilmente conseguirão fazer mais de um gol no ferrolho armado por Diego Simeone, a grande surpresa do certame. Ambas as equipes parecem times de Libertadores, pois privilegiam as defesas e contra-ataques, porém, pela simbiose atual entre time, técnico e torcida (apesar do jogo ser em Londres), aposto na classificação do Atlético para a final, quiçá com seu grande rival de Madrid, num derby que, se confirmado, será inesquecível.

iii) A transferência de Kardec para o São Paulo se concretizou, e o Palmeiras ficou a ver navios, circunstância que motivou desabafo do presidente palestrino Paulo Nobre, acerca da falta de ética tricolor em negócios boleiros. Eu concordo em parte com o mandatário alviverde, pois realmente o time do Morumbi costuma atravessar negociações de jogadores alheios com contratos vigentes, e tem o hábito de procurar o agente do atleta em primeiro lugar, ao invés do clube onde atua. Esta conduta, aliás, parece ser exclusiva do São Paulo, pois muitos clubes reclamam apenas do Tricolor, valendo frisar que, obviamente, não há ilegalidade no ato, mas sim, uma certa imoralidade. Eu sou entusiasta da política de salário por produtividade criada por Nobre, pois visa combater os altos salários dos atletas fortemente inflacionados, porém, para que tal política funcione, seria necessário que mais clubes aderissem à ideia. Caso contrário, o Palmeiras se prejudicará sozinho, como no caso do Kardec, onde também a teimosia do mandatário contribuiu para o malogro na renovação de contrato, pois, segundo o que dizem, no momento da assinatura, o Palmeiras apresentou minuta com salário inferior ao que havia sido avençado. Enfim, o jogador, a despeito de estar super-valorizado, representa bom reforço ao São Paulo. 

iv) Não sou fã de Daniel de Alves, tanto dentro quanto fora de campo. Porém, sua atitude em comer um pedaço da banana atirada ao campo por um imbecil travestido de torcedor foi sensacional, não só porque desmoralizou o idiota, mas também porque gerou uma manifestação mundial de apoio, na campanha virtual "somos todos macacos" (ao que parece, criada por Neymar). Pela primeira vez há uma movimentação abrangente e efetiva contra a odiosa conduta racista, com adesão de várias personalidades. Tomara que a campanha continue, e os racistas sejam intimidados por ela. 

Abraços a todos!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário