02/12/2012

GOLS: Vélez ganha do Unión e conta com derrota do Lanús para conquistar o Apertura argentino

O Vélez Sarsfield conquistou o título do Torneio Apertura do Campeonato Argentino, neste domingo, ao derrotar o Unión por 2 a 0 em casa, no Estádio José Amalfitani, e contar com a derrota do Lanús para o River Plate por 1 a 0, no Monumental de Núñez, restando ainda uma rodada para o final. Desta forma, o Vélez chegou aos 38 pontos, ficando cinco à frente do Lanús.

O herói do título do time fortín foi o atacante Facundo Ferreyra, autor dos dois gols da vitória. Esta é a nona vez que o Vélez Sarsfield conquista o Campeonato Argentino: 1968, 1993 (Clausura), 1995 (Apertura), 1996 (Clausura), 1998 (Clausura), 2005 (Clausura), 2009 (Clausura), 2011 (Clausura) e agora o Apertura 2012.

O elenco comandado por Ricardo Gareca tem também o zagueiro Sebá Dominguez – ex-Corinthians.

O título do Apertura coloca o Vélez como o primeiro finalista do Campeonato Argentino - o segundo finalista será o campeão do Torneio Final, em caso de nova vitória do Vélez, será a segunda equipe com mais pontos somadas as duas competições - e ainda vale vaga na próxima edição da Taça Libertadores da América, junto com Arsenal de Sarandí e o Tigre.

Sabendo que só a vitória interessava para selar a conquista já neste domingo, o Vélez partiu para cima desde o primeiro minuto, criando inúmeras chances de gol. Logo aos cinco minutos, Pratto e Ferreyra ficaram perto de abrir o placar, no mesmo lance, mas perderam.

Na etapa inicial, o Unión também chegou a assustar os donos da casa. Na principal oportunidade da equipe de Santa Fé, aos 32, Daniel Pérez desperdiçou ao ficar cara a cara com o goleiro uruguaio Sebastián Sosa.

No segundo tempo o Vélez entrou disposto a encurralar o adversário desde o início. E a estratégia se mostrou precisa, já que aos 3 minutos de jogo, o meia Alejando Cabral cruzou e o atacante Facundo Ferreyra subiu no meio da zaga do Unión para empatar a partida.

Depois do gol, o time da casa seguiu dominando a partida, mas com ritmo menos acelerado, apenas controlando territorialmente o rival, que não apresentava força suficiente para reagir, empatar o jogo e assim, tirar o título do rival. Aos 39 minutos do segundo tempo, já com a informação de que o Lanús estava sendo derrotado, o Vélez chegou ao segundo gol, mais uma vez com Facundo Ferreyra, que recebeu passe na medida de Lucas Pratto e bateu forte, sem dar chances para o goleiro Martín Perafán. Esse foi o 11º gol do atacante na competição.

No Monumental de Nuñez, o River Plate, na estreia do técnico Ramon Díaz, acabou com o sonho do Lanús de brigar pela taça na última rodada, ao vencer o adversário por 1 a 0, com gol do atacante Rodrigo Mora. A derrota fez o candidato ao título ficar com 33 pontos, cinco atrás do Vélez.

O Lanús era a única equipe que só dependia de si para impedir a conquista antecipada do Vélez. Se tivesse vencido o River, permaneceria dois pontos atrás do rival, levando a decisão do campeão para a última rodada. A partida teve um primeiro tempo de poucas chances de gol. Na mais clara, aos 24 minutos, Mario Regueiro quase abriu o placar para o time visitante. No segundo tempo, o Lanús pressionou mais, para tentar abrir o placar. Aos 12, foi a vez do meia Diego Valeri bater bem em direção ao gol, mas parar na defesa de Marcelo Barovero.

Depois da chance perdida, contudo, o River resolveu sair mais para o jogo, e teve boas possibilidades de abrir o placar, mas Rogelio Funes Mori e Facundo Affranchino, aos 23 e 24, acabaram passando em branco. Aos 31, no entanto, o atacante uruguaio Rodrigo Mora não perdeu e abriu o placar para o River, finalizando de cabeça. O gol gerou uma grande explosão na torcida do Vélez, no estádio José Amalfitani, que já comemorava a conquista do Torneio Inicial.

Ainda neste domingo, o Belgrano recebeu o Tigre, adversário do São Paulo na decisão da Copa Sul-Americana. O time visitante, no entanto, atuou com time reserva e acabou derrotado por 1 a 0. O gol único do confronto foi marcado pelo atacante César Pereyra.

lances


Nenhum comentário:

Postar um comentário